quinta-feira, 15 de março de 2012

Terapia genética poderá tratar a retinose pigmentar no futuro





Uma terapia genética desenvolvida pela Universidade da Flórida, nos EUA, pode tratar um tipo de cegueira comum em jovens e adultos: a retinose pigmentar, uma doença que causa a destruição das células da retina. A técnica repõe os genes que não funcionam direito, fazendo com que o corpo passe a produzir novamente proteínas essenciais aos bastonetes, células sensitivas à luz (fotoreceptoras). Um artigo sobre o trabalho foi publicado no periódico científico online especializado Proceedings of the National Academy of Sciences.


Muitos testes ainda deverão ser realizados antes que a técnica seja usada em pacientes. Mas os pesquisadores estão animados com os avanços obtidos até agora. Para William Hauswirth, professor de oftalmologia, genética molecular e microbiologia, a terapia poderia melhorar consideravelmente a visão de pessoas, a ponto de fazer com que elas voltem a ler ou dirigir, já que a doença começa com uma perda da visão periférica ou noturna, eventualmente progredindo para a cegueira total.


A equipe usou vírus como ‘meio de transporte’ para genes que deveriam ser entregues em regiões específicas do olho. Os pesquisadores também clonaram uma espécie de ‘interruptor’ responsável por ativar o gene ao chegar no local desejado, fazendo com que as proteínas certas para o bom funcionamento da visão fossem produzidas. Testes laboratoriais foram bem sucedidos e animais tiveram a visão recuperada com a técnica. No entanto, novos experimentos ainda devem ser realizados em grande escala com animais, para que se possa ter certeza de que a versão de vírus utilizada seja de fato segura se aplicada em seres humanos.
fonte;

3 comentários:

  1. Bom dia , fiquei muito feliz com a matéria , pois minha mãe sofre com essa doença ha muito anos , hoje ela tem 61 anos e ao longo do tempo vem diminuindo a visão , é muito triste , e com essa descoberta a deixou muito feliz e esperançosa , ela se coloca como voluntaria para os procedimentos da pesquisa , desde ja agradeço e deixo nosso contato ; tel (73)3013-6100 , (73)8837-6257 ou email eldonalan30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Saber uma data provável de experimento em ser humano. Tenho amigos com esse problema. São jovens, porém os efeitos da RP, já está fazendo estragos.

    ResponderExcluir
  3. ola amigos tenho rp e gostaria de saber se esses esperimentos ja estao testados gostaria de ter informaçoes pois sofro muito com essa doença que me faz ate sofrer preconçeitos
    me ajudem por favor
    imail marcio81a@hotmail.com

    ResponderExcluir