sábado, 12 de março de 2011

Pesquisa com células-tronco tem reconhecimento mundial


A comunidade científica mundial reconheceu o Brasil como o primeiro país a desenvolver trabalho usando células-tronco no controle da retinose pigmentar - doença genética que causa a perda gradual da função retiniana, provocando a cegueira irreversível. O resultado da primeira etapa do estudo, do qual a psicóloga Fernanda Fernandes, 24 anos, de Birigui, fez parte, será publicado em março no Retina Journal - publicação americana que serve de referência para a classe médica científica.

A pesquisa é coordenada pelo oftalmologista Rubens Siqueira, de São José do Rio Preto, em conjunto com pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. De acordo com o médico, o tratamento consiste na aplicação de células-tronco extraídas da medula óssea dos próprios pacientes diretamente na retina. O objetivo é conter o avanço da doença.O trabalho começou a ser desenvolvido em 2009. Fernanda e outros quatro pacientes em estágios diferentes da doença já receberam duas aplicações, cujo resultado obtido abriu caminho para que outras 20 pessoas pudessem ingressar no tratamento experimental. Siqueira disse que o tratamento nos novos pacientes será iniciado em março.

Ele falou que além dos portadores de retinose pigmentar em vários graus a aplicação de célula-tronco também será testado em portadores de outras doenças de fundo de olho. O médico explicou que a publicação do estudo no jornal americano ainda não credencia o protocolo desenvolvido no Brasil como
tratamento, mas já representa um passo importante nesse sentido.




FONTE     http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=272237

3 comentários:

  1. Por favor, já existe resposta para essa segunda fase da pesquisa?
    Qual o site onde podemos acompanhar os resultados?
    Agradeço.

    meu e-nail: zilah.lima@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Na semana passada fui fazer uma avaliacao no dr Rubens Siqueira!
    Viajei 6 hs! Fiquei acabada!! kkk
    Um excelente medico, porem nenhuma novidade alem do q ja sabemos... ainda sao so pesquisas... quem precisar de orientacoes para ir ate Sao jose do Rio Preto podem me perguntar! fiquei expert no roteiro!!rs (susanats@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Vejam as útimas notícias no jornal de hoje sobre Implante de retina:

    http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/implante_de_retina_aprovado_para_uso_na_europa.html

    ResponderExcluir