domingo, 10 de abril de 2011

Estudo promete inovar tratamento de doenças da retina


Um estudo realizado pelo oftalmologista de Rio Preto Rubens Siqueira, em parceria com pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, promete uma inovação no tratamento de doenças da retina: o uso de células-tronco.

O estudo será publicado em março na  revista de maior destaque da área nos Estados Unidos. Pela primeira vez os testes foram realizados em seres humanos. Cada um dos cinco voluntários teve células-tronco retiradas da bacia e implantadas na retina. A vantagem é que neste procedimento não há risco de rejeição porque o material é coletado do paciente.

Imagens de exames mostram resultados positivos em todos os casos. A partir da sétima semana da cirurgia, ondas de funcionamentos que antes não existiam começaram a aparecer. O campo visual também melhorou. A expectativa é que a ação das células-tronco evite o avanço da doença.

A retinose pigmentar tem origem hereditária e atinge cerca de 40 mil pessoas no país. A cada cinco mil recém-nascidos, um desenvolve a doença até os 20 anos de idade. É como se a pessoa enxergasse por um vidro embaçado. A doença provoca  a morte das células que começam a manchar a retina. Assim, as imagens enviadas pelo nervo ótico não podem ser reconhecidas pelo cérebro.

A pesquisa é considerada um avanço porque até então não se falava nem em esperança de cura da doença. Aos  poucos o paciente tinha perda da visão sem contar com ajuda da medicina Mas a descoberta pode ser um novo campo de trabalho para a comunidade científica e especialistas do mundo inteiro.

Na próxima etapa da pesquisa será possível medir a melhora da visão e a eficiência das células-tronco. O procedimento poderá ser uma nova técnica usada pelos médicos para esta e outras doenças da retina.

Fernanda Fernandes é uma das voluntárias do estudo realizado pela Unesp de Ribeirão Preto. Ela descobriu que tem retinose pigmentar quando ainda era criança  e hoje perdeu quase 100% da visão. A situação dela não pode mais ser revertida, mas Fernanda enxerga no estudo uma esperança cura para outros pacientes.

fonte:http://tn.temmais.com/noticia/9/36946/estudo_promete_inovar_tratamento_de_doencas_da_retina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário